Roteiro Gastronómico #33 Il Fornaio 178 - Porto

domingo, 11 de março de 2018
Já abriu em Janeiro de 2017 mas só um ano depois é que fui experimentar o Il Fornaio 178.
E como super fã de comida italiana sinto um ligeiro arrependimento por não ter ido lá antes.


Fui lá almoçar e fui de carro. Havia algum estacionamento à volta do prédio onde está o restaurante mas estava tudo ocupado (é gratuito). No entanto existe perto uma rua lateral com parquímetro que costuma ter sempre lugares disponíveis.

Como tinha feito reserva, mal entrei fui logo direcionada para o nosso lugar e o primeiro impacto que tive com o espaço foi bastante agradável. É um ambiente moderno, que apesar de ter elementos decorativos, dá-nos aquela sensação de simplicidade.

Em termos de carta, durante a semana existe a opção do menu semanal para almoço que custa 10€ e inclui uma entrada, um prato principal, uma sobremesa e café. Todas as semanas este menu é alterado.
Acabámos por optar por este menu mas tenho-vos já a dizer que fiquei com muita vontade de voltar para experimentar várias coisas que vi na carta e me deixaram muito curiosa.

São conhecidos por serem mestres na confeção das pizzas napolitanas. E também não é para menos. É que neste restaurante está um forno de lenha feito pelo Stefano Ferrara, que pertence a uma família italiana especializada na arte destes fornos. E como sabemos para uma boa pizza napolitana, temos de ter um forno à altura.

Antes de fazermos o pedido uma menina do staff veio à nossa mesa para nos dar a provar o vinho Planura (branco e tinto), como gesto de sugestão de acompanhamento da refeição.

Quanto à comida: eu pedi uma sopa do dia que era de bróculos e deu-me aquele conforto ideal para um dia de frio. A consistência estava no ponto (em tom de brincadeira disse logo que me faz lembrar as sopas perfeitas cá de casa feitas na Bimby) e o toque de azeite no final também fez a diferença.
Como prato principal pedi uma pizza com molho de tomate, mozarela, pepperoni e cebola.
A expectativa era alta e não me desiludi. Pizza com massa fina no interior e à volta uma massa alta e fofa. O que mais aprecio neste tipo de pizzas é que, apesar do centro da mesma ter de ser fino, eu gosto que ele esteja bem cozido de modo a que se eu quisesse poderia perfeitamente comer a fatia à mão.
Poderá ser um opinião muito pessoal, mas acho que é com esse tipo de cozedura que distingo melhor a qualidade e o sabor dos ingredientes do recheio e que os diferencio da massa. Quanto ao resto, mozarela saborosa, pepperoni picante qb e quantidade de cebola ideal finamente cortada.
Ainda provei os escalopes de peru gratinados com mozarela, caponata de batatas e legumes que a minha amiga pediu e também gostei bastante.

Para sobremesa pedi uma mousse de lima e manjericão. Confesso que quando a comecei a provar estranhei o sabor do manjericão. Mas logo a seguir percebi a combinação dos sabores e foi daquelas sensações que ao início se estranham, mas depois se gostam. No entanto, achei que a mousse estava demasiado líquida.

Um aspeto que é importante dizer-vos é a simpatia de todo o staff. Fomos sempre atendidos pelo mesmo rapaz, mas a meio da refeição, veio um outro empregado perguntar se estávamos a gostar. Gostei que tivessem este cuidado.

De certeza que vou voltar a este espaço e aconselho-vos a visitarem-no também!










Il Fornaio 178 Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato