Pão de Ló sem glúten

quinta-feira, 13 de abril de 2017
Está aberta a época das amêndoas, dos ovos de chocolate e de tantas outras doçarias que nos fazem perder a cabeça! 

O pão de ló não é exceção e se há pessoa que o adora, sou eu! Pode ser aquele normal mais básico, pode ser o pão de ló margaride, o de ovar, o do mosteiro de alcobaça ou outro qualquer.



Está aberta a época das amêndoas, dos ovos de chocolate e de tantas outras doçarias que nos fazem perder a cabeça!

O pão de ló não é exceção e se há pessoa que o adora, sou eu! Pode ser aquele normal mais básico, pode ser o pão de ló margaride, o de ovar, o do mosteiro de alcobaça ou outro qualquer.
Não gosto de o comer com queijo, basta-me uma fatia simples do bolo e pronto, fico deliciada.
No entanto sou um pouco exigente no que toca a cor, sabor e textura. Não dispenso o uso de ovos caseiros que os tornam tão amarelinhos, gosto deles mal cozidos e gosto muito que tenham um ligeiro sabor a ovo.

Este fim de semana decidi adaptar uma receita que tinha visto num livro da Bimby e tentar fazer um pão de ló sem glúten. A verdade é que existem poucas opções de doçaria tradicional sem glúten e eu como adepta de um estilo de culinária diversificado achei que me poderia aventurar a fazer um pão de ló com essa característica.

Ingredientes
125g de açúcar (eu usei frutose, mas podem usar açúcar mascavado para a receita ficar mais saudável)
2 ovos
7 gemas de ovo
55g de farinha  sem glúten (eu usei mais uma vez a White Self-raising da Doves Farm)
1 colher de chá de fermento para bolos sem glúten
manteiga vegetal para untar a forma

Nota: Eu fiz esta receita para ter um bolo de tamanho médio. Mas se quiserem podem duplicar a receita e vão ter um pão de ló do tamanho habitual.

Preparação
Untar uma forma com manteiga e forrar com papel vegetal
Pré aquecer o forno a 200ºC.
Bater o açúcar, os ovos e as gemas de ovo mais ou menos 20 minutos até obter um preparado com uma textura leve e fofa. Peneirar a farinha com o fermento e envolver à mão com uma colher de pau ou espátula.
Levar ao forno a 200ºC cerca de 15 minutos.

Prepação na Bimby
Colocar a borboleta. Adicionar o açúcar, os ovos e as gemas e bater 15min/37ºC/Vel.3.
Retirar a borboleta e programar 10min/Vel 3.
Adicionar a farinha e o fermento (peneirados) e envolver 10seg/Vel.3.