Sevilha em três dias e Córdoba em dois

sexta-feira, 4 de março de 2016
Sevilha e Córdoba foram dois dos destinos incluídos numa mini roadtrip pelo Sul de Espanha.

Sevilha foi a primeira paragem e, logo depois do check in feito no Silken Al-Andalus Palace, a primeira visita foi à Praça de Espanha construída em 1929 para a exposição Ibero-Americana.


Posso perfeitamente descrevê-la como uma praça enorme e grandiosa que é conhecida pelas suas 4 pontes que representam os antigos reinos de Espanha, a fonte central e as zonas feitas em azulejos que representam as várias províncias espanholas.

Depois de uma viagem soube muito bem descansar nas escadas e ficar simplesmente a admirar a sua estrtura imponente. Também é possível alugar pequenos barcos para andar à volta da praça e cruzar as 4 pontes.


A título de curiosidade, esta praça já foi palco de cena do filme Star Wars.




Uma vez que a Praça de Espanha está dentro do Parque Maria Luísa com cerca de 40 heactares, aproveitei para caminhar um pouco por lá, porque já se pedia alguma sombra. Não faltam zonas com fontes e relva onde nos podemos sentar ou deitar. É um parque muito grande que dá para passear, andar de bicicleta, e onde também se vê muita gente a passear de charrete (chega a enervar a quantidade de cavalos que estão pela cidade).

Depois de sair do parque fui até à Praça de Touros que é uma das mais antigas no Mundo, mas como não sou fã da modalidade não entrei. 


Segui caminho até começar a ver o Rio Guadalquivir e a Torre do Ouro onde está um museu marítimo. Atravessei a Ponte Triana, muito devagar, porque dá para ter uma vista panorâmica da cidade.


Do outro lado da ponte está um dos bairros mais embelemáticos de Sevilha, o Bairro de Triana. Vale a pena perdermo-nos pelas suas ruas cheias de história, casas de flamenco, bares e restaurantes típicos.
No final da ponte está o Mercado de Triana mesmo ao lado da Capilla del Carmen.


É um mercado pequeno e apesar de não ter muitos sítios para comer, tem muitas bancadas de produtos típicos.
Aproveitei para comprar algumas especiarias como açafrão e uma mistura para colocar na primeira paelha que ainda tenho fazer!


O segundo dia foi passado na Isla Mágica. Existem dois parques, um temático e um aquático. Fiquei-me pelo temático porque os dias eram poucos. Não escapei a praticamente nenhuma atração e como estava muito calor acabei por repetir aquelas que brindam com alguma (ou muitaaa) água.




De volta ao centro da cidade, o Mercado Gourmet Lonja del Barranco, foi o sítio escolhido para jantar. Aproveitei para comer umas croquetas e um pincho de tortilla. Para beber aproveitei os vales que aparecem nos mapas turísticos da cidade e pedi uma caña.

No último dia e para conhecer toda a parte histórica da cidade e aproveitar o fato de ser uma cidade plana, fiz uma das rotas em bicicleta da Centerbici - Visitas Guiadas e Passeios Turísticos. Optei pela rota das tapas porque parávamos para comer umas tapas que eles tinham preprado.
O Guia que nos acompanhou era muito simpático e começou por mostar o Bairro Judeu, muito típico da cidade e caraterizado pelas suas ruas estreitas em que há zonas onde mal passam três bicicletas ao mesmo tempo.
Passámos por patrimónios Culturais e Históricos da Unesco como o Real Alcazar e a Catedral La Giralda de estilo gótico e onde, segundo a história, estão os restos mortais de Cristóvão Colombo. 
Foi muito bom ter um guia nascido e criado em Sevilha, porque sempre conta mais um ou outro pormenor que não vem escrito nos livros e mapas turísticos.
O passeio acabou no Parque Maria Luísa e para comer ele levou gaspacho, queijo, presunto e croquetas.


O terceiro dia, foi de check out em Sevilha e check in no Eurostars Las Adelfas em Córdoba, que apesar de não estar no centro da cidade, tem rápido acesso de carro à Ponte Romana onde há estacionamento gratuito todos os dias e onde se pode ter uma vista única de Córdoba. Basta atravessá-la para já estar no centro histórico.

Córdoba é cheia de ruas estreitas, casas pintadas de branco e com pátios característicos, cheios de cor e flores.



Posso destacar vários locais que não devem mesmo deixar de conhecer. 
O Palácio de Viana que contém 12 pátios com plantas, flores e fontes. 
A Judería que é um bairro judeu onde praticamente só se consegue andar a pé e onde se podem encontrar muitas lojas e restaurantes típicos. Se tiverem oportunidade, aconselho a irem a um que seja um pátio; é sempre giro comer com tanta cor e flor à volta.

A Mesquita, que tinha intenção de visitar mas como a fila para entrar estava sempre grande, não consegui ver.

As Cavalariças Reais onde é possível não só, ver os cavalos a treinar para os espetáculos ecuestres que costumam acontecer à noite, como também visitar um género de museu de coches reais.
Os Banhos Califales, onde a sua história é retratada em vídeo, mas há também a possibilidade de visitarem spas na região que fazem tratamentos muito semelhantes aos praticados naquele local.

O que mais gostei de visitar foi o El Alcázar de los Reyes que é um dos monumentos mais imponentes de Córdoba. Optei por visitá-lo à noite, porque para além de nos contarem a sua história através de projeções na parede, também se assiste a um espetáculo único de sincronização de água, luz e som nos jardins. Vale mesmo muito a pena.




Estes são dois destinos com muita cultura, e Sevilha é uma ótima opção para quem gosta de Viajar na Páscoa, porque as ruas são literalmente inundadas de cultura e tradição na chamada Semana Santa.

Recomento a visita!